Gênios que nos acompanham

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O ovo que flutua!

Você já reparou como é mais fácil flutuar na praia do que em uma piscina?

Vamos ver porque isso acontece!
O que você precisa: 2 ovos crus , 2 copos transparentes , água e sal


O que fazer:

1. Usando uma caneta para retroprojetor marque os copos ou um pedaço de fita crepe.
2. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.

3. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos. O que aconteceu?

 O que está acontecendo:

O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda.
Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal!

Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usamos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.

O que deve acontecer se, ao invés do ovo, você usar um cubo de gelo? Teste para ver! E deixe um comentário nos contando. 


DICA: Se você quiser, pode fazer isso como mágica! Para isso, vai precisar preparar a água com sal primeiro. Como você viu, ela ficou um pouco turva. Coloque a água sem sal no outro copo e com uma colher pequena, coloque leite e mexa. Veja se ficou essa água com pouquinho leite ficou parecida com o do outro copo, com sal. Quando tiver bem parecida, mostre os dois copos para seus amigos e... mágica! em um dos copos, flutua e no outro, afunda!

Segurança na Internet

Pensar que a Internet não traz perigos ou que estes só afetam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, termos visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.
Precisamos tomar consciência dos riscos, estar informados de como os prevenir ou minimizar, orientar as crianças e adolescentes na Internet, podem ser valiosas dicas para garantir uma utilização em segurança.

Veja o material disponibilizado pelo Portal Positivo


























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...