Gênios que nos acompanham

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A parábola familiar do Bom Samaritano

       Conta-se que uma família ia descendo de Jerusalém a Jericó, caminhando pelas estradas da história.

        De repente, uma quadrilha de inimigos, chamada de “tempos modernos”, a atacou no caminho e foi roubando todos os seus bens, a saber: a fé, a unidade, a fecundidade, a indissolubilidade, o diálogo familiar e, por último, a santidade.

              Em seguida, fugiram travestidos com novas roupas de modernidade.

            Aconteceu que, pela estrada da história, passou um psicólogo, representante de uma das escolas psicológicas, viu a família caída no chão e sentenciou:

"Não disse? A família não quer aceitar a teoria da liberdade sexual total e é uma grande desmancha-prazer dos filhos e castradora dos seus desejos de felicidade. Então só poderia acabar assim, rejeitada."
E seguiu adiante.

Em seguida, passou um sociólogo, que também representava certas teorias modernas, viu a família prostrada e também a acusou:
"Faz tempo que, atrás de minhas pesquisas, eu achava que a família fosse uma instituição falida e que deveria acabar. Precisamos viver a era do amar livre’.
Dito isto, passou adiante.

Veio depois a Catequese, a Boa Samaritana, viu a família machucada, perdendo muito sangue e recordando as atitudes de Jesus, teve pena e compaixão, inclinou-se sobre ela, tomou-a em seus braços e levou-a para seu a hospedaria que se chama Comunidade Cristã, a fim de que fosse tratada e recuperada.

(Extraída da Revista de Catequese, p. 48, n. 121, Janeiro/2008, com adaptações).


Este lindo texto foi postado no Blog do Catequista Unido Manoel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...