Gênios que nos acompanham

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ELOGIE A CRIANÇA DO JEITO CERTO

Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.

O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. ‘Uau, como você é inteligente!’, ‘Que esperta que você é!’, ‘Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!’ e outros elogios à capacidade de cada criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. ‘Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!’, ‘Menino, que legal ter visto seu esforço!’, ‘Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!’ e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.

As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças ‘inteligentes’ não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. ‘Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente’. As ‘esforçadas’ não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens ‘médios’ obtiveram a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.

Nossos filhos precisam ouvir frases como: ‘Que bom que você o ajudou. Você tem um bom coração’, ‘Parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo... Você é ético.’, ‘Filha! – fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... Você é solidária’, ‘Isso mesmo filho! - Deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo’. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é ‘tática’ paterna. É incentivo real.

Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. ‘Que linda você é amor!’, ‘Acho você muito esperto meu filho.’, ‘Como você é charmoso.’, ‘Que cabelo lindo!’, ‘Seus olhos são tão bonitos.’. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e ‘charminhos’. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.

Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, de copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante.
Este texto foi publicado pela DANI PIVATELLI CHARLES na página MAMÃES MODERNAS.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ideia para o dia das crianças: trenzinho de papel




Ideia para o dia das criancas
Ter crianças em casa é sinal de muita alegria e diversão o dia todo. Elas mudam o ambiente e trazem um sorriso para todos, nas horas mais inesperadas. E no dia das crianças, nada melhor que fazer uma atividade fácil e divertida para elas se divertirem. Essa é a ideia de hoje: um trenzinho de papel super fácil de ser feito e que certamente vai envolver as crianças na sua construção e também ao brincar com ele. Essa é uma atividade saudável e prática para colocar os pequenos para brincar!

Material necessário

  • Caixas retangulares (de leite, ou outra qualquer)
  • Papel colorido
  • Fita adesiva colorida
  • Tesoura
  • Cola branca

Como fazer o trenzinho de papel

Trenzinho passo a passo
1) Corte um lado das caixa, para que ela fique aberta.
2) Revista a caixa com papel colorido, utilizando cola branca.
3) Decore a caixa com fita adesiva colorida, da forma que você achar mais bonito. Use a criatividade.
4) Corte papéis em formato circular para fazer as rodinhas e cole na parte de baixo. Você pode usar um papel mais rígido ou até um pedaço de papelão, para ficar melhor.
5) Ligue uma caixa a outra com um barbante ou algo do tipo.
Atividade para o dia das crianças
Depois que montar o trenzinho vem a parte mais divertida: colocar as crianças para brincar. Essa é a melhor hora.



Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br/datas-comemorativas/ideia-para-o-dia-das-criancas-trenzinho-de-papel/09#ixzz27X83PBxh

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dinossauros no Sagrado!

Uma turma da pesada – Dinossauros
Um dos temas que trabalhamos neste bimestre foi sobre os “dinossauros – uma turma da pesada”, onde pudemos conhecer as espécies pré-históricas, características físicas, comportamentais e curiosidades sobre os mesmos.
Os alunos do 3°período realizaram várias atividades, uma delas levou a conhecer o conceito de fóssil. Com sucatas, os alunos produziram um dos instrumentos que os paleontólogos usam,  também confeccionaram um óculos 3D para observarem ilustrações e um catálogo de algumas criaturas encontradas no Brasil em 3D apresentadas no livro positivo
Os alunos interagiram com muita motivação.
Para melhor visualização das espécies os alunos juntamente com a professora Thaís montaram uma exposição dessas incríveis criaturas


 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

São Cosme e Damião - Dia 27 de setembro

Os Irmãos Unidos Cosme e Damião

Os dois estavam sempre juntos, até a mesma profissão resolveram ter. Os dois eram médicos, por isso, junto com São Lucas, tembém são padroeiros dos médicos
 
Sua história é muito legal, mas aqui no Brasil ninguém sabe onde termina a verdadeira e começa o folclore…

Ilustração antiga de portugueses e africanos festejando o Divino Espírito Santo
Curiosidade
Os nomes de São Cosme e Damião no Brasil, estão misturados com a história da escravidão. Muitos dos escravos trouxeram da África suas crenças e não aceitaram o cristianismo (e ninguém pode culpá-los por isso, pois quem se dizia cristão, escravizando o próximo, de cristão não tinha nada, não é?!). Como eram proibidos de continuarem com suas crenças pelos fazendeiros, trocaram os nomes das entidades que cultuavam pelo nome dos santos, assim os fazendeiros de origem portuguesa, que também eram acostumados em festejar os santos cristãos, achavam que estava tudo bem. Isso fez uma confusão e tanto. A festa de São Cosme e Damião até hoje, em muitas partes do Brasil, não é para eles. Quem distribui doces, por exemplo, no dia de São Cosme e Damião, não são as igrejas católicas.
Mas, quem foram Cosme e Damião na verdade?
Ahá…  Fui procurar nos aquivos da TV pra ver se tinha gravado essa história e olha o que eu achei: eu contando a história nesse Cantinho da Criança antigo, junto com o Pascoalino e meu filho Estêvão (tirando a parte do dente… ehehe, essa é a verdadeira história)…
Quer Colorir o São Cosme e Damião  que eu desenhei, nesse estilo “Amiguinhos” do Céu? Então clique na imagem para ampliar e imprimir…

 

A PM a serviço da comunidade!

Esta semana foi culminado aqui no Sagrado a Semana da Educação no Trânsito, a conscientização  é muito importante na vida dessas crianças e jovens que certamente serão os cidadãos do amanhã.
Nossa escola proporcionou a aproximação da Polícia Militar com toda a nossa sociedade escolar.
Nossas crianças ficaram empolgadas e interessadíssimas nas palestras, participaram fazendo muitas perguntas, esclareceram suas dúvidas com os policiais presentes, puderam ver e entrar nas viaturas para saciarem a curiosidade, foi muito legal!
 
Obrigada a todos que participaram!
Isso é Sagrado!


 

Primavera...

"Não corra atrás das borboletas.....cultive flores para que elas venham até você !"
as borboletas são a felicidade e as flores são a própria vida!
então.......não corra atrás da felicidade , cultive , faça coisas boas em sua vida que no final você verá , a felicidade aparecerá!!!!!
 
A professora de Artes  Graziela Diniz junto com os alunos do 7º Ano nos presenteou com esse lindo trabalho!
Parabéns!!! Ficou Lindo!





 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chegou a Primavera!!!


Vamos salvar o planeta e florir nossos ambientes?
Aqueles que seguem o blog sabe que a atração para a reciclagem permanece significativa e insaciável aqui no Sagrado .... Portanto,este post foi planejado para todos que também gostam de coisas bonitas, recicladas e queiram criar algo muito decorativo. :-)
O material todos tem em casa... Rolinho do Papel Higienico, cola e tinta de sua preferencia!
Bom trabalho!
As Imagens explicam por si.
 
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.


Você sabia que pode cuidar de uma árvore? E de duas? E de três? E de mil? Pode sim. Você pode cuidar dela se nunca esquecer que ela é um ser vivo como nós, que luta pra sobreviver porque gosta muito da vida.

Uma forma de ajudá-las é preservá-las e a preservação começa com o conhecimento e o respeito. 



Postagem Original

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Parquinho Educação Infantil

Brincar é um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Principio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF. É uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
Sabendo disso o C.SagradoC.J. reformulou o Parquinho da Educação Infantil semana passada e como podemos conferir nas fotos abaixo o espaço foi APROVADO!!! 




Por que vamos à Missa todos os Domingos?

Nós católicos participamos da missa porque o próprio Jesus marcou este encontro conosco: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).
A Missa é uma graça de Deus, pois através dela celebramos os mistérios de Cristo, nos alimentamos da Palavra e da Eucaristia que nos dão força e entusiasmo para nossos trabalhos diários e enchem nosso coração de alegria.
Vocês sabem por que o Domingo é considerado o “Dia do Senhor”?
Porque é o primeiro de todos os dias, no qual celebramos a Ressurreição de Cristo.
Ao participar da Missa, estamos atendendo a um convite de Jesus. Nós nos encontramos com ele e com nossos irmãos e irmãs. (Fonte)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Setembro - Mês da Bíblia




O Valor da Bíblia
Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes.


Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro.
Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:



- O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro.
- Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar.
Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:
- Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia.
Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro.
Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados
deixaram o recinto.
A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: "Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus."
Pense agora: "O quê pode ser mais valioso do que a palavra de Deus ?"
Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.
A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Olimpíadas 2012

Aconteceu ontem a abertura das Olimpíadas Escolares 2012.
E com muita animação o CSCJ participou das cerimônias.
Vamos lá, vamos torcer juntos!
 

"A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com
 tudo de bom que traz para nós: saúde, auto-estima,
espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza,
vem junto com o esporte. "
( Gustavo Borges )





segunda-feira, 3 de setembro de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Desrespeito com os Cristãos

Bom dia Povo de Deus!!!
Como educadores devemos formar e expor nossas opiniões, principalmente quando com ela poderemos impedir que se proliferem verdadeiras heresias contra Nosso Senhor  Jesus Cristo!
Circulam pela internet algumas notícias sobre o novo filme protagonizado por Renato Aragão, intitulado “O segundo filho de Deus”.
Até aí tudo bem... todos nós somos filhos de Deus.  Mas o problema é que o roteiro deste filme coloca Renato como o suposto “segundo filho de Deus” que vem para cumprir a missão que Jesus fracassou. 
Isso é um absurdo! É a mais pura blasfêmia, heresia!  É loucura! 
Nós com alegria e orgulho para proclamamos a Palavra de Deus...
Ensinamos as crianças que Jesus é o nosso Salvador, que veio e redimiu o mundo através de seu sacrifício... que deu a vida por nós... 
que na cruz Ele nos afirmou: ESTÁ CONSUMADO!  
Agora alguém que se intitula cristão, que até já subiu na imagem do Cristo Redentor, que inúmeras vezes esteve no santuário de Aparecida, aparece com uma ideia tão absurda quanto esta. De trapalhão quer agora atrapalhar as cabecinhas de nossas crianças???
Cristão que é cristão não se contradiz, mas testemunha sua fé onde quer que esteja!
Como disse   na internet está circulando isso... quem sabe com a graça de Deus esse filme não chegue aos cinemas , mas  caso chegue que nós  cristãos  estejamos firmes na nossa Fé em Jesus e que manifestemos nossa indignação não indo ver e explicando as crianças o motivo que elas também não deverão ver.
Aguardemos o desenrolar desta história, enquanto isso, rezemos pela nossa conversão e pela do Sr. Renato Aragão!
Fiquem com Deus!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Sagrado na Festa de Agosto

 O Tradicional Desfile Cívico de Bom Jesus do Itabapoana que faz parte das Comemorações na Festa de Agosto, este ano contou pela primeira vez com a participação do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

  
E todos animados desenvolveram lindamente o tema que foi proposto.

Agradecemos a todos os professores e funcionários que com muito amor e dedicação ajudaram na confecção dos adereços para as fantasias das crianças.

Um agradecimento especial para o professor Deivis que ficou responsável pelo carro que fez parte do nosso desfile e, o nosso muito obrigada as professoras Alexandra e Danielly que trabalharam duro para que tudo estivesse lindo e pronto a tempo!

Isso é Sagrado!

Agradecemos a Jesus por essa oportunidade de testemunhar que com fé e trabalho a obra permanece e cresce a cada ano!






quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DIREITOS E DEVERES DOS PAIS

Ninguém, seja criança, jovem ou adulto, pode ter apenas direitos ou somente deveres. Pais e filhos têm direitos e deveres. Os direitos dos pais não excluem os dos filhos, assim como os deveres dos pais não impedem que os filhos também tenham deveres, porque a base de uma sociedade democrática repousa no equilíbrio entre direitos e deveres.  Parece que atualmente, muitas pessoas ignoram (ou esquecem) que a cada direito alcançado há, em contrapartida, um dever que lhe é correspondente. Leia, a seguir, alguns exemplos dos direitos e dos deveres dos pais em relação aos filhos: 

DEVERES

1. Dar amor
2. Proteger
3. Criar condições que propiciem segurança física e psicológica
4. Criar condições para o desenvolvimento intelectual pleno
5. Promover condições no entorno familiar que permitam o desenvolvimento do equilíbrio e da inteligência emocional
6. Subsidiar e promover vivências concretas que possibilitem o caminhar para a independência financeira
7. Zelar pela saúde física e mental
8. Dar estudo e profissionalizar
9. Estruturar o caráter
10. Formar eticamente (ensinar valores)

DIREITOS
1. Não se omitir quando o filho agir de forma que possa prejudicar outras pessoas, animais e/ou o meio ambiente. Agir com segurança, porém sem agressões físicas, sem medo de causar “traumas e frustrações”.
2. Procurar fundamentar e definir, de preferência sempre através de um diálogo franco e direto, normas e regras de conduta que regerão o dia a dia da família. Se, no entanto, o diálogo não funcionar, cabe aos pais a palavra final sobre qualquer tema, até que os filhos se tornem independentes do ponto de vista físico, emocional e financeiro.
3. Se necessário, pais podem proibir comportamentos, atitudes e até alguns tipos de roupas que coloquem em risco a segurança e dignidade dos filhos. Podem também cortar algumas regalias, como a mesada, por exemplo, se perceberem uso indevido das mesmas.
4. Pais têm o direito de questionar, acompanhar e até mesmo vigiar ou buscar provas concretas no espaço privado dos filhos, caso percebam sinais que indiquem possibilidade de envolvimento dos filhos com drogas ou outras práticas ilegais.
5. Os pais não devem se intimidar com a prática bastante comum de os jovens transformarem seus quartos em fortalezas indevassáveis. Sempre que tiverem em bom motivo - e ainda que não sejam bem-vindos –, têm o direito de entrar para verificar o que está ocorrendo.
6. Liberdade para fazer o que se quer da vida tem limite. Os pais devem exigir que os filhos estudem para garantir um mínimo de rendimento, como contrapartida ao direito de receber educação e profissionalização; podem, por isso mesmo, fazer sanções se perceberem que os filhos não estão cumprindo seus deveres.
7. Os pais podem frear o apetite consumista dos filhos, através de conversas e/ou atos. Uma coisa é comprar um tênis ou uma jaqueta por necessidade; outra bem diferente é aceitar exigências quanto a marcas e grifes por capricho ou influências da sociedade de consumo.
8. Ter conversas sérias sobre sexo é uma necessidade essencial nos dias atuais. Se o adolescente se negar a ouvir alegando “já ter conhecimento de tudo”, os pais podem exigir ainda assim, que sejam ouvidos sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), gravidez precoce, bem como sobre as regras que regem a casa. Os pais não têm obrigação de aceitar que os filhos mantenham relações sexuais em casa por imposição dos filhos, apenas devido ao fato de outras famílias o permitem. Cada família tem o direito de viver de acordo com sua visão de mundo.
9. Ter resultados positivos na escola, não é um prêmio para os pais - o adolescente está apenas cumprindo seu dever. Pais não são obrigados, portanto, a proporcionar luxos - como viagens ao exterior quando o filho passa de ano ou carro zero como prêmio por entrar na faculdade. A não ser que o desejem fazer por iniciativa própria.
10. Pais têm direito a um mínimo de vida pessoal. Pelo menos de vez em quando, não devem se privar de um jantar a dois ou de uma viagem curta sem a presença dos filhos, se têm com quem os deixar em segurança e protegidos. E também não precisam se sujeitar à tirania da agenda inflada dos adolescentes nos finais de semana. Saber fazer opções sem que isso resulte numa frustração absurda é uma aprendizagem fundamental para a vida.
_______________________________  

(*) Adaptado de Zagury, T. Os Direitos dos Pais, Construindo cidadãos em tempos de crise. Record, RJ, 2005.
(**) Filósofa, Escritora, Mestre em Educação e Conferencista.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...