Gênios que nos acompanham

terça-feira, 30 de agosto de 2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VOCÊ SABE ESCREVER?

SAIBA MAIS

NA PONTA DA LÍNGUA - Aprenda o que muda com o acordo ortográfico e como aplicar as novas regras do português
VOCÊ SABIA? - Quando as mudanças começam a valer? Como ensinar as novas regras? Tire suas dúvidas sobre a reforma ortográfica
CULTURA - Entenda as forças que moldam o português do Brasil e saiba como a gente pode estar falando logo mais
REFORMA SIM! - Diogo Mainardi, articulista de Veja, fala sobre os pontos positivos da unificação do português
QUIZ DA REFORMA ORTOGRÁFICA - Veja se você já se acostumou às novas regras da lingua portuguesa, em vigor desde janeiro
clique aqui e aprenda brincando

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

"FELIZES" os convidados para a Ceia do Senhor!

"FELIZES" os convidados para a Ceia do Senhor!
No programa de rádio "Bom dia, povo de Deus", Pe. Cido Pereira responde a mais uma dúvida de fé de uma ouvinte; eis a pergunta:

Olá Padre, sua benção! Estou com uma dúvida e penso que poderá me ajudar. É preciso ir todo domingo ou final de semana a missa?
Eu não tenho conseguido ir e minha mãe fala que é errado, porém eu penso que não adianta ir todos os finais de semana se não estiver bem para receber o corpo de Jesus, gostaria de uma resposta pois isso tem me intrigado muito!


Minha irmã, se você entende que ir à missa todos os domingos é uma obrigação, não vá.
Se você entende que ir à missa todos os domingos é bobagem, 
não vá.
Se você entender que ir a missa todos o domingos é muito chato, não vá.
Se você entende que ir à missa aos domingos é perda de tempo, não vá.
Se você entender que não ir à missa aos domingos é pecado, 
não vá. 

Vá à missa todos os domingos, minha irmã, somente nas circunstâncias abaixo:

* Quando você entender que ir à missa é uma resposta de amor a Deus por todo o amor que você recebe dele constantemente; 
*Quando você entender que é preciso alimentar a sua fé com a palavra de Deus e com o Pão da vida que é Jesus;
*Quando você entender que você participa de uma grande família e que, quando você não vai seu lugar fica vazio na mesa;
*Quando você entender que não basta ter fé, é preciso viver a sua fé;
*Quando você entender que o domingo é dia de curtir a família, os amigos, a vida, mas também é dia de curtir o Deus maravilhoso que a ama de todo coração.

Sabe, minha irmã, certamente você já deve ter experimentado aquela sensação de que a missa não muda. É tudo igual, tudo repetitivo, etc. Lembre-se, porém, que sua família não muda e você a ama; sua escola é a mesma, e você a frequenta; seus amigos são os mesmos e você não se enjoa deles. Você vai ouvir também de muita gente que ir à missa só vale quando a gente tem vontade. Eu também acho. Mas também acho, querida, que devemos educar a nossa vontade para querer coisas boas que nos fazem crescer, que nos fazem felizes.
(PE. CIDO PEREIRA)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Semana da Família


A paz de Cristo!
A Igreja celebra nesta semana, de 14 a 21 de agosto, a Semana Nacional da Família, que este ano tem como lema “Família, Pessoa e Sociedade”.
A Semana Nacional da Família teve início em 1992 como uma ação concreta em defesa e promoção da família. Ela passou a ser celebrada, então, na semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, que é o mês vocacional.
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar diz, em seu site, que “com a Semana Nacional, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido colocada em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso, é fundamental um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade. O contexto atual exige da nossa ação evangelizadora um profundo ardor missionário para ajudar as famílias à não perderem de vista a sua missão primordial de ser a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade. A família participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade. É o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis”.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

São Tarcísio - 15 de Agosto


Mártir da eucaristia e patrono dos Coroinhas


O testemunho corajoso do jovem mártir Tarcísio foi, e continua sendo, para nós, como que uma profissão de fé em Jesus sacramentado.O início do ano de 245 foi marcado por um acontecimento providencial para a bela Roma: o nascimento de Tarcísio, um dos mais ilustres filhos da cidade eterna.


Quando Tarcisio estava com 7 anos seus pais faleceram, e o nosso pequeno órfão foi adotado por um casal vizinho, que o tratava com carinho e com muito conforto.


Tarcísio, por toda a sua curta vida, lembrava-se dos ensinamentos de sua mãezinha e de seus pais adotivos recebeu uma formação Cristã exemplar. Uma criança alegre, cheia de vitalidade, uma amigo para todas as horas, de uma fidelidade fraterna que impressionava a todos; assim era o pequeno Tarcísio.


Durante as brincadeiras, sempre nutriu repugnância pelas que levavam ao pecado; tinha um coração puro e uma palavra de estímulo para com todos.


Roma era por aquele tempo palco de perseguição aos cristãos. 


Tarcísio chegou à seguinte conclusão: “Somente Cristo é capaz de dar forças aos cristãos, com paciência o martírio, perguntou a sua mãe, E eu posso ser cristão? É claro que sim! que santo desejo meu filho”.


Ó santo desejo, transformou sua vida; era como se a luz do céu tomasse conta de todo o seu ser. Tarcísio parecia um cordeirinho em busca de seu bom pastor. Desejava sempre mais conhecer as verdades da fé e os testemunhos heróicos dos mártires cristãos. Somente por Jesus desejava viver e dar à vida se fosse preciso. O batismo, naquela época, era concedido geralmente aos adultos e depois de um longo período de preparação.


Quem desejasse o batismo, deveria primeiro ser apresentado ao bispo por um cristão fiel e que desse boas referências do aspirante. Depois de aprovado era admitido no catecumenato (período de conhecimento da doutrina cristã, assim como das exigências do ser cristão).


O santo desejo de tornar-se cristão, fez de Tarcísio um catecúmeno exemplar. Nosso jovem apresentou-se ao Papa para o grande escrutínio. O Santo Padre lhe perguntou: “Amas muito a Nosso Senhor?, respondeu ele, Sim, e não poderia viver sem amá-Lo. Foi Ele que me deu a vida e me chamou para o seio da Igreja”.Era sábado de aleluia, durante a Vigília da Ressurreição. Tarcisio professa sua fé e é batizado, um grande o numero de Cristãos que participaram da cerimônia celebrada na catacumba de São Calisto, pelo Papa. Todos ficaram encantados com o testemunho de fé do jovem Tarcísio, seus olhos eram com que fachos de luz. Em seguida foi crismado e assim sendo, estava pronto para o testemunho.




O Martírio



O jovem acólito Tarcísio, com apenas 12 anos, ofereceu-se para levar o Ssmo. aos presos, apesar da opinião contrária do bispo, Tarcísio tomou Jesus em seus braços e dignamente embrulhado em finos panos, colocou-o sobre o peito e partiu em direção às prisões.O Bispo disse-lhe: “Lembra-te Tarcisio, este tesouro é confiado aos teus cuidados... Cuidarás fielmente dos Sagrados Dons de Deus?, respondeu Tarcísio: "Morrerei antes que não cumpra meu dever!”.


Pelo caminho, Tarcísio encontrou um grupo de rapazes que brincavam na rua e, ao vê-lo, o chamaram para brincar, pois faltava um elemento para o jogo, avistaram: “Aonde vais com tanta pressa? Vem jogar conosco! Só falta você!”. Tarcísio apressou o passo e seguindo em outra direção dizia ele: “Não posso agora. Tenho uma grande e importante tarefa a cumprir”. “Pois virás à força”, e todos caíram em cima de nosso jovem, que de forma nenhuma abria os braços. “Vos suplico, deixem-me continuar meu caminho”, disse Tarcísio.


A curiosidade dos rapazes era grande,  até que descobriram que ele era cristão e o chamavam de “burro cristão”; exigiam que entregasse o Sagrado Tesouro, ao que ele replicou: “Nunca, até que esteja vivo!”; foi cruelmente espancado, porém suas mãos não desgrudavam de Jesus eucarístico.


O soldado Quadrato, que também era cristão, espantou os rapazes e juntou Tarcisio que estava lavado em sangue: “O que fizeram contigo Tarcisio?”.- Não pense em mim, eu estou com o meu Senhor nos braços, tome aos teus cuidados!.O soldado, com os olhos cheios de lágrimas, tomou o jovem nos braços, seu aspecto era o de um anjo, seus olhos pareciam ver o céu aberto.


O jovem Tarcísio entrega sua santa alma a Deus e seu corpo martirizado é colocado na catacumba de São Calisto.“Enquanto um criminoso grupo de fanáticos se atirava sobre Tarcísio, que levava a eucaristia, o jovem preferiu perder a vida antes de deixar aos raivosos o corpo de Cristo” (Papa Damaso).


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia da Fruta

O Sagrado agora inaugurou um novo Projeto na Educação Infantil que tem como objetivo promover e divulgar o consumo da fruta entre as crianças, por ser um alimento extremamente saudável e uma excelente alternativa ao consumo de outros alimentos, cuja fabricação é prejudicial para o ambiente.
Quem sabe com o sucesso na Educação Infantil possamos expandir para os outros segmentos do Colégio.   
Então os papais da Educação infantil fiquem de olho no dia da fruta, nas quintas-feiras, enviar preferencialmente frutas de lanche. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Viagem cultural a Minas Gerais

Oba!
Já disponível as fotos da inesquecível viagem que fizemos
 para fechar o 1º Semestre com Chave de Ouro!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - (6º, 8º e 9º ano)

Questão 1: Responda a seguinte pergunta: (6º, 8º e 9º ano)

                                  "Para mudar um sistema é necessário
                                 agir na sua base, e a base da sociedade é
                      a família conscientizar que saúde é o fator de maior
                     importância dentro dela e que é preciso combater nas
                        nossas crianças o sedentarismo para que tenhamos
                          adultos com uma qualidade de vida melhor, pois
                              percebermos que viver mais e melhor depende
                                  exclusivamente dos nossos hábitos."

a) A partir deste comentário, o que a Educação Física tem haver com essa situação.



·        Cite três doenças causadas pela má alimentação: (6ºano)
·        Quais os benefícios e os riscos de uma caminhada?(8º ano)
·        Como se calcula a freqüência cardíaca?(9ºano)
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...